sexta-feira, 21 de maio de 2010

História

A Esquadrilha da Fumaça fez sua primeira apresentação em 14 de maio de 1952 utilizando aviões North American T-6 Texan, modelo de avião que utilizou até 1977. Por um breve período, de 1968 a 1972, foram utilizados jatos franceses Aeropastiale CM-170-2 Fouga Magister, designados T-24 na FAB, que se mostraram inadequados às condições brasileiras. A Fumaça interrompeu sua apresentações em 1977, mas retornou em 8 de dezembro de 1983 utilizando aviões Neiva Universal T-25, logo substituídos por modernos Embraer EMB-312 Tucano, utilizados até hoje. Participou dos eventos aeronáuticos de Dayton, nos Estado Unidos, talvez o mais importante da categoria. Os membros da esquadrilha permanecem 4 anos em atividade e depois são transferidos para outra unidade. Sua base atual é na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP. O piloto mais famoso da Esquadrilha da Fumaça foi o Coronel Braga que pilotava um T-6 No dia 2 de abril de 2010, o Piloto Capitão Anderson Amaro Fernandes morreu ao chocar sua aeronave contra o solo, durante apresentação no município de Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário