terça-feira, 22 de junho de 2010

Airbargs em aviões

A Cathay Pacific Airways e Air France-KLM Group começaram a instalar cintos de segurança com airbags em alguns assentos da classe econômica de suas aeronaves. A medida está sendo adotada por conta de regras mais rígidas de segurança estabelecidas por autoridades norte-americanas e europeias.


Todos os aviões fabricados nos Estados Unidos desde outubro precisam se adequar aos novos padrões, que têm a finalidade de manter os passageiros conscientes no caso de um impacto provocado por uma desaceleração equivalente a 16 vezes a força da gravidade, o que permitiria sua fuga no caso de um incêndio subsequente.

As regras serão introduzidas na Europa do fim do próximo ano, de acordo com Jeremy Teahan, da Agência Europeia para Segurança da Aviação.

Embora muitos assentos já estejam em conformidade com as regras, não necessitando de airbags, o dispositivo será instalado em cerca de 2% dos assentos. Para a fabricante AmSafe Inc., o dispositivo deverá se tornar padrão nos aviões, com o aumento dos cuidados de segurança. O custo de um airbag é de US$ 1,2 mil, em comparação com os US$ 25 de um cinto de segurança.

"O problema dos assentos da classe econômica é a sua estrutura rígida, o que faz com que um impacto na cabeça seja mais difícil de controlar" , afirma o diretor executivo da Cathay Pacific, Tony Tyler, aérea que já usa o equipamento nas aeronaves. "Precisamos de airbags."

Em cerca de 80% dos acidentes de avião há chances de sobrevivência. Um estudo realizado em 2005 pela Autoridade de Aviação Civil da Grã-Bretanha, que analisou 25 acidentes relacionados a impactos, concluiu que assentos mais resistentes e melhores regras poderiam ter evitado 62 mortes.

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